Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 22 de novembro de 2016

O fenômeno da Judicializacã, no Brasil, surge principalmente devido a ineficiência do Poder Eexutivo junto ao poder Legislativo, pois, a Judicializacão é nada mais do que o Poder Judiciario se sobressaindo sobre os outros poderes. E isso tem influrncia, principalmente, do modelo de Constituição analítica e do sistema de constitucionalidade brasileiro, que por uma tradição conservadora, admite que o Judiciário tome a frente para resolver casos de extrema repercussão  social e política, em vez dos poderes habituais.
Isso é mostrado de forma clara, quando é  tratado o csso da União homoafetiva, por exemplo. Segundo Barroso, no que diz respeito à dignidade da pessoa humana, casais homoafetivos tem um rol de direitos exatamente igual ao de casais heterosexuais, pois da mesma forma que estes, aqueles merecem respeito e reconhecimento uma vez que a União homoafetiva não desrespeita o direito de outrem.
A Judicializacão garante muito mais que essas minorias sejam protegidas, devido ao fato que de não há mais uma forte influência do caráter conservador social que atua nos Poderes Legislativo e Executivo, além disso, o caráter jurídico trm uma força maior do que o caráter legislativo. Mas é impostante reforçar que a sociedade precisa mudar o pensamento conservador e dar suporte a essas minorias para wue cada vez mais seus direitos sejam ampliados na tentativa de se tornarem igualitários ao resto da grande maioria social.



Fernanda da Silva Miguel - 1o Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário