Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

A evolução dos direitos sociais e seu envolvimento com o desenvolvimento do socialismo na URSS.


A tradição social tem suas primeiras bases lançadas nas constituições de Weimar em 1919 e se prolongam até 33, os direitos sociais começaram em uma sociedade desfragmentada que necessitava do apoio estatal para que houvesse alguma possibilidade dos povos se reerguerem. A questão levantada por Engels na sua obra sobre a questão do socialismo utópico é se os burgueses, enquanto classe dominante, buscarem uma equalização das diferenças sociais.

A análise do século XX, entretanto coloca que as grandes mudanças nos sistemas legais dos países só aconteceram de modo a evitar o avanço do ideal socialismo se alastrasse.
Com a queda da união soviética pós 89 nota-se um sincero avanço neoliberal nos países de maneira lenta e gradual. Atualmente no período pós crise 2008 o conservadorismo global avança desenfreadamente como vê-se com Trump, Brexit e as políticas de austeridade exigidas pela união Europeia aos países do PIIGS.


A direita Brasileira forjou a derrocada de um partido que, apesar de falhas em inúmeros âmbitos, possuía uma pauta popular e visa a flexibilização de Leis trabalhistas.
Esta realidade é o suficiente para concluirmos que Engels foi plenamente assertivo em suas críticas ao socialismo utópico do século XVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário