Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A compreensão sociológica

Johan von Herder, filosófo alemão, acreditava que "para explicar o pensamento de um povo é preciso se situar no momento histórico particular daquela sociedade". A partir disso, ao analisarmos o contexto histórico na Alemanha contemporânea á Max Weber, percebe-se, em oposição á França, influências do romantismo, do particularismo e do sentimentalismo. Tais elementos foram fundamentais para a elaboração da sociologia compreensiva weberiana.
Weber, ao afirmar em sua teoria que o todo(sociedade) não é o determinante, mas sim o resultado das partes(indivíduo), muda a perspectiva sociológica existente até então. O sociológo acreditava que através de tal individualismo metodológico seria possível uma análise objetiva, a qual não transmitisse qualquer ideologia.
O discurso weberiano é extremamente atual notadamente devido ao pensador definir como decisão para a ação social a mobilização de valores, caracterizando a ética da convicção. A atualidade dessa teoria encontra-se , por exemplo, na resistência de alguns religiosos contra a união homoafetiva, pois segundo eles, seus valores não permitem tal fato. 

Carolina Pelho Junqueira de Barros -  Direito Diurno

Um comentário: