Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A atualidade Weberiana

    Max Weber foi um importante intelectual alemão, conhecido por suas contribuições para a estruturação e formação da sociologia, foi também jurista e economista.
    Na concepção weberiana da análise social,  pode-se compreender as relações sociais quando o objeto de estudo – o indivíduo parte dessa sociedade – é estudado isoladamente. Ou seja, para Weber, o entendimento de uma dada sociedade se dá a partir das ações individuais de cada pessoa, motivadas pelas ações de outros indivíduos do grupo.
    Weber acreditava que o indivíduo era munido de certa liberdade e autonomia para modificar a realidade a sua volta, e tais mudanças eram motivadas pelas crenças, valores e e ideias que circulavam entre as pessoas. Dai surgiu então um de seus conceitos mais importantes: o de ação social, entendido como toda e qualquer ação com sentido e finalidade determinados pelo agente, ou seja, toda ação que conta com um fim específico.  
    A teoria weberiana tem grande abrangência e aceitação pela fácil visualização da aplicação de suas ideias, não é preciso buscar muito para encontrar exemplos dos diferentes tipos de ação social categorizados pelo autor, que as dividiu em quatro tipos distintos, sendo a ação tradicional entendida como aquela que provém de um hábito arraigado, uma tradição transmitida entre gerações; a ação afetiva, motivada pelas paixões e sentimentos do indivíduo; a ação racional com relação a valores como aquelas onde o indivíduo é pautado por uma crença, ou uma filosofia que acredita fielmente, não sendo necessariamente este uma crença comum aos outros indivíduos da sociedade e por fim, a ação racional com relação a fins onde o indivíduo, no objetivo de alcançar um fim predeterminado, se utiliza do meio que for necessário para alcançá-lo.
   
Tawana Alexandre do Prado - 1º ano direito noturno   

Nenhum comentário:

Postar um comentário