Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

A trajetória e atualidade de Bacon

   O filósofo inglês Francis Bacon foi responsável por desenvolver um novo modo para atingir o conhecimento, modo o qual ficou conhecido como método empírico-indutivo, este utilizava como critério da busca pela verdade a experiência mesclada com um raciocínio que leva à generalização. De acordo com o filósofo, a observação sistêmica da natureza levaria á identificação de uma regularidade no meio, sendo esta submetida a várias análises as quais culminariam em um pensamento generalizado, ou seja, capaz de ser adotado como uma regra comum.
   A necessidade da criação de uma nova forma para alcançar o saber seguro veio da então escassez de um método que não se baseasse unicamente em um empirismo absoluto ou em uma racionalidade exacerbada. Desse modo, Bacon criou um meio-termo entre os dois extremos, dando início a um pensamento científico mais prático.
   De fato, a praticidade foi uma aptidão deveras buscada pelo filósofo em seu novo método, uma vez que ele acreditava que a conhecida filosofia criada na Grécia Antiga não conseguia ser objetiva e prática o suficiente, uma vez que se dedicava, muitas vezes, a especulações gerais, responsáveis por desvirtuar do caminho rumo à sabedoria. Além disso, Bacon destinou uma crítica específica a Aristóteles, visto que acreditava que o pensador grego “submetia a experiência como a uma escrava para conformá-la às suas opiniões”.
   Ademais, Bacon frisou a importância do conhecimento em uma sociedade e reconheceu que seu detentor possuía também o poder, pensamento revelado em uma das suas principais máximas: “Saber é poder”. Tal fato é muito observado na contemporaneidade, dado que é evidente que as nações que apresentam o maior poder e influência são aquelas que possuem um saber mais profundo das diversas áreas do conhecimento. Os Estados Unidos se destaca nessa categoria como a maior potência do planeta e, conseqüentemente, aquela que detém os maiores centros de pesquisa científica do mundo.

   Em suma, a atualidade do pensamento de Bacon é visível nas relações do mundo contemporâneo e seu modo de pensar foi pioneiro no desenvolvimento da metodologia científica, além de influenciar gerações posteriores que visavam a objetividade e a experiência assim como o filósofo inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário