Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 9 de agosto de 2016

"Pense, fale, compre"

Após apresentar o conceito de fato social no início de sua obra, em um segundo momento, Durkheim busca analisar sua função, ou seja, a parte que cabe a ele no estabelecimento da harmonia geral. A origem do fato social, para ele, encontra-se em outro fato social, nunca em disposições individuais ou psicológicas.

De acordo com o pensamento do filósofo o qual é baseado na sobreposição da sociedade em relação ao indivíduo, é possível comparar, atualmente, a padronização de hábitos alimentares, vestimentas, formas de lazer atingida pelo sistema capitalista com a sua crítica. As vontades dos seres humanos, apesar de aparentarem provenientes da individualidade, são na verdade necessidades gerais e intrínsecas de todo organismo social.

Daí o conceito de densidade mecânica e material, a primeira definindo-se pelos vínculos morais comuns que marcam a essência da vida coletiva e a outra, que mesmo definida pelo volume de habitantes no mesmo espaço físico, também possibilita a existência de uma vida padrão entre grupos distantes geograficamente.

Diante de uma sociedade acelerada, ansiosa e até “doente”, todos nós reproduzimos ações involuntárias as quais passam despercebidas, tornam-se naturais e deixam de ser questionadas. A canção “Admirável chip novo” da cantora brasileira Pitty, apesar de baseada na obra "Admirável mundo novo" de Aldous Huxley, aproxima-se também ao pensamento durkheimniano no que se refere à falta de individualidade devido a coerção social, explicitada na música como advinda do governo e mídia.

Felipe Pereira Polesel
Direito Matutino


Nenhum comentário:

Postar um comentário