Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de julho de 2015

Marx e o capitalismo - "como lidar" ?


           Marx é muito admirado e conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Suas teorias continuam sendo muito utilizadas hoje, em movimentos trabalhistas, práticas políticas e movimentos políticos. O marxismo forma uma base de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prática. Para os eles, o materialismo é a arma pela qual é possível abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia  e fazer dela um instrumento de transformação do mundo a serviço do proletariado através da sua força de trabalho, resultando numa revolução do proletariado que acabaria com os paradigmas contemporâneos de contrastes sociais tão gritantes devido ao egoísmo do ser humano.
            Analisando o capitalismo, Marx desenvolveu uma teoria para o valor dos produtos: o valor é a expressão da quantidade de trabalho social utilizado na produção da mercadoria. No sistema capitalista, o trabalhador vende ao proprietário a sua força de trabalho, que é, muitas vezes, o único bem que têm, tratada como mercadoria, e submetida às leis do mercado (concorrência e baixos salários). Para o sociólogo, a mais-valia é expressa o grau de exploração do trabalho, uma vez que pode ser definida como a diferença entre o que o trabalhador produziu e o que ele realmente ganhou por isso. Percebe-se que os empregadores tem uma tendência natural de aumentar a mais-valia, acumulando cada vez mais riquezas e aumentando as desigualdades sociais dentro do ambiente do trabalho. É por isso que há um enorme contraste entre as diversas mazelas sociais, exemplo disso é a fábrica de roupas Zara, que emprega crianças e adultos numa condição miserável de vida, ficam o dia inteiro no trabalho, adquirem doenças, sofrem perigos e ganham um salário miserável; enquanto isso, o dono da loja está cada vez mais rico e abrindo diversas filiais nos diferentes países do globo.
             Há quem diga que Marx pode ser visto como um idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, contudo, não é isso que ocorre nos dias atuais, uma vez que a globalização – caracterizada como um fenômeno que atende a todos, ou pelo menos deveria – faz cada vez mais o capitalismo se instaurar na sociedade contemporânea do século XXI. As pessoas estão preocupadas apenas com seu próprio bem estar, esquecendo-se do próximo e de suas necessidades. Atrelado a isso vem o consumismo, que é uma forma de consolidação do capitalismo e que vem crescendo nos últimos tempos.
             Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais. Além disso, a historia deve ser encarada como uma luta de classes, uma vez que o “opressor” e o “oprimido” estão em constante oposição um ao outro. O capitalismo e a sociedade burguesa aprofundaram a luta de classes, uma vez que podem ser vistas como a ruínas da sociedade feudal, a fim de proporcionar novas condições de opressão. 

mariana de arco e flexa nogueira - 1ano - direito noturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário