Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

O Positivismo e seus ideais

O filósofo francês Auguste Comte é considerado pai do Positivismo, ciência que buscava apreender e interpretar todos os movimentos da sociedade através de um pensamento sistemático, pautado na razão. Influenciado pelas ideias de Descartes e Bacon, ele procurava romper com a expectativa de sociedade ideal, analisando-a tal como é.
Após um período marcado pelas revoluções burguesas e em meio à Revolução Industrial, a Filosofia Positiva surgiu como auge do conhecimento, tendo este passado por dois estados anteriores. O primeiro deles é o teológico, no qual se examina a essência dos seres e dos fenômenos a partir de fatores sobrenaturais. O outro é o estado metafísico, em que o sobrenatural é substituído pelo abstrato e serve de transição para o estado positivo. Este último, por sua vez, corresponde ao “estado viril”, que se afasta da natureza dos fenômenos para estabelecer relações entre os fatos e formular teorias a partir do raciocínio e da observação. Dessa forma, define-se o método do sistema positivo.
Para exemplificar, Comte alude à lei da gravitação universal de Newton, a qual utiliza um único fato, sob diferentes perspectivas, para justificar diversos outros.
 A fim de fundamentar a proposta do Positivismo, Comte se vale de algumas propriedades, entre as quais está o estudo da filosofia positiva como única maneira de compreender as “leis lógicas do espírito humano”. Assim, partindo dos pontos de vista estático ou dinâmico, visa-se à instituição de ordem e progresso na sociedade.
Por fim, o lema positivista “ordem e progresso”, que passou a constituir a bandeira brasileira, revela certo atraso quanto à aplicação na sociedade atual, visto que a manutenção da ordem coincidia com uma rígida organização social e atos de enfrentamento, como greves e protestos, lutas de interesses entre classes sociais e outras formas de manifestação eram fortemente reprimidas. O progresso, por outro lado, se referia ao desenvolvimento de políticas econômicas, objetivando o lucro e a riqueza, deixando, muitas vezes, para segundo plano a responsabilidade ambiental. Contudo, seria de grande conveniência se esse termo se reportasse à promoção de políticas públicas, igualdade e justiça social nos dias atuais.


Bianca Carolina Soares de Melo – 1º Ano de Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário