Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de outubro de 2014

A Cada Caso

Já é mais que sabido que o Direito busca em sua prática nada menos que a justiça. Aplicar normas para que as relações sociais possam ir de encontro ao bem estar social.
Mas eu, particularmente, acredito que não pode se limitar apenas a norma, mas também às outras fontes de direito. É preciso analisar cada caso cuidadosamente para que a justiça seja realmente justa. Acredito que é nesse ponto em que Weber ao definir "Sociologia compreensiva". Lá, ele afirma que não se pode criar um juízo de valor universal, mas analisar cada situação racionalmente. Eu analiso isso de forma que o correto não é generalizar as situações em uma única teoria, pois assim não se faz ciência, não se traz uma síntese lógica e correta.
Ora, se generalizarmos todo caso analógico não poderá haver total racionalidade, pois as particularidades são serão considerados. Ao se tratar de seres tão subjetivos e complexos como, nós, seres humanos a relevância das particularidades é necessária; tratar todos os casos de forma igual não é justo, mas tratar de forma proporcional é justo. Então, para se exercer jurídica, a consideração única de cada indivíduo tem que ser a regra universal.

Mislene dos Santos Alves, 1º ano, noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário