Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O marxismo e o materialismo dialético

 Marx e Engels foram os primeiros a se usar do materialismo dialético como método científico. Utilizaram esse método para analisar criticamente a sociedade e sua evolução, e chegaram a conclusão de que o estágio final da sociedade é o comunismo.

 O método é chamado de materialismo pois parte do real, tentando fugir do ideal utilizando-se de exemplos cotidianos e históricos. Segundo este método, a realidade não parte de uma ideia abstrata, ela deve ser interpretada segundo ela mesma.

 Utilizando-se deste método de pensamento, Marx e Engels enxergaram na sociedade, ao longo da história, a luta de classes. O motor da sociedade segundo eles. Aquilo que movimentaria a evolução social trocando a classe dominante até essa deixar de existir no comunismo.

 Marx e Engels também pensaram a estrutura e superestrutura da sociedade. A superestrutura sendo a que define a estrutura. A ideologia da classe dominante que define como o mundo e a sociedade devem funcionar. Define quem tem os meios de produção e quem tem que vender força de trabalho.


 Marx e Engels foram revolucionários no pensamento social. Uns dos primeiros a contestar o liberalismo econômico pensando em uma nova alternativa, e a entender esta fase como apenas provisória na evolução social.

Péricles de Freitas Nogueira 1° ano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário