Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de junho de 2015

A Metodologia Durkheimiana

Durkheim foi o primeiro sociólogo a propor um aprofundamento na sociologia, não a partir de valores, mas da realidade, sem contaminar, portanto, a observação.  Ele buscava imprimir na sociologia confiança que a aproximasse das outras ciências. Enquanto os conservadores e os revolucionários tinham uma visão ideológica sob a sociedade, querendo o controle ou ruptura dela, Durkheim fazia ciência.
A metodologia proposta por ele era composta por dois passos: primeiro, o cientista deveria observar os fatos sociais como coisa; e o segundo, seria conhecê-los em razão da coerção que exercem sobre o indivíduo. Distanciar o observador dos indivíduos observados não implicava em desumaniza-los. A importância deste distanciamento era raciocinar das coisas (realidade social) para as ideias, e não fazendo o contrário, que seria uma análise ideológica.
Uma divergência notável entre Durkheim e Comte é que, para aquele, a única correlação entre as sociedades é a determinação de nascer e morrer. Ele, diferentemente de Comte, não acreditava que a sociedade caminhasse necessariamente no sentido de uma racionalização.

Por fim, o cientista em questão utiliza o recurso metodológico exclusivamente para seu ofício, sem carrega-lo como valor para a vida.

Ana Luiza Felizardo
Turma XXXII de Direito
Período Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário