Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 30 de maio de 2015

É possível resistir?

  O foco principal de Durkheim é o estudo social, que para ele é feito por meio da analise e observação dos fatos sociais. Estes são as ações que são realizadas por nós em razão da influência da sociedade e de determinados grupos, os quais nos coagem a agir de determinadas formas, seja conscientemente ou subconsciente, talvez aí possa entrar a expressão “Maria vai com as outras”. Essa, muitas vezes, é utilizada como forma de xingamento, pois fazer algo só porque os outros estão fazendo, não importando se é certo ou não, por muitos é considerado algo não digno.
  As pessoas gostam de pensar que são diferentes, que fazem o que querem por livre espontânea vontade. É nesse momento que entra Durkheim mostrando que de acordo com sua tese, os nossos sentimentos são externos, nossas vontades e ações são influências dos grupos que fazemos parte; mostra-nos também, que estamos sempre seguindo regras, se não as morais ou as jurídicas, pelo menos as que são impostas de forma indireta pelas pessoas e instituições do nosso meio de convívio.
  Essa influência pode ser percebida no livre de Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray, no qual o jovem Dorian, que com toda a sua beleza e inocência, se deixa levar e acaba por ser corrompido pelo lorde Henry e pelo grupo que ele representa: uma aristocracia hipócrita e desregrada, formada por pessoas egoístas, que têm por objetivo o prazer e a própria felicidade, não se importando com quem eles prejudicam para essa obtenção.

  Assim, também de acordo com Durkheim, pode-se perceber a facilidade com que somos influenciados e a dificuldade que temos em resistir a essa coerção. Dorian tem períodos em que tenta resistir, mas continua a ser mal sucedido, pois a força do seu desejo de aceitação e a sua pouca força de vontade frente aos prazeres que aquela vida aristocrática representa, não são fortes o suficiente. A questão para qual no viramos então é, se depois de uma constante convivência com determinados grupos, há possibilidade que tentativas de resistência sejam bem sucedidas. 

Paula Santiago Soares
1º ano Direito - Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário