Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Racionalização social

Augusto Comte estabeleceu diversas concepções a respeito dos fenômenos sociais. Como viveu em um período de efervescência no campo das ciências, foi inevitável a filiação de Conte á essas formas de explicar o mundo em sua complexidade.
Comte defende a ideia de que não é necessária a compreensão das origens dos fatos e nem mesmo os seus fins, mas sim, suas relações com os seres humanos, o que confere toda a dinamicidade das relações dos corpos entre si.
Nesse sentido, esse filósofo incorpora o estudo da sociologia às ciências naturais, ao mesmo tempo em que, reduz os fatos sociais para algo concreto, observável. Outro ponto a destacar é que, Comte parte do pressuposto que a sociedade, com todos os seus ordenamentos, exercem forte influência no desenvolvimento dos indivíduos, o que agrega um forte teor determinista.
Vale ressaltar que ao defender um processo metodológico puramente técnico e mecânico das explicações dos fenômenos sociais, Augusto Comte se aproxima dos pensamentos de René Descartes E Francis Bacon.

Portanto, para compreender todas as leis que regem os comportamentos humanos, Comte se utiliza, principalmente do uso da razão, colocando todas as interconexões de uma sociedade a luz das ciências. No entanto, seria esse o método adequado? Será mesmo que toda a dinamicidade de uma organização social se reduz á algo puramente técnico?

Murilo Ribeiro da Silva   1º ano de Direito, matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário