Logo no começo do filme ''Código de Conduta'', dirigido por F. Gary Gray, surge um tema ou até um sentimento comum aos seres humanos:o desejo de vingança.Isso ocorre após Clyde( Gerard Butler) ter sua família brutalmente assassinada e posteriormente a esse fato ele espera que o Direito e a justiça ajam para punir os dois criminosos.Contudo há um acordo com o promotor local e apenas um dos culpados será condenado-ainda por cima o ''culpado errado''- e a desculpa do promotor seria que meia justiça seria melhor do que nenhuma.
Vendo que não houve a justiça esperada, Clyde resolve agir por conta própria para efetivar a sua justiça e destruir esse sistema falho e então começa a punir de forma atrós os envolvidos no assassinato de sua familia.O problema levantado pelo promotor é que ao matar os assassinos de sua família, Clyde já teria tido sua vingança, contudo Clyde vai além disso e elimina pessoas inocentes em prol de arrebentar com o sistema vigente.
Acontece que muitas vezes os interesses pessoais, da sociedade e da justiça estão separados e muitas vezes são opostos.No caso do filme, temos o confronto entre interesse pessoal versus interesse social, porquanto Clyde não hesita em maltratar sua própria sociedade contanto que atinja seu objetivo.No plano da realidade, temos no Brasil um antagonismo entre interesse social e justiça, por exemplo no caso do goleiro Bruno, que apesar de não haver provas de que ele foi o assassino a pressão da sociedade impôs com que ele ficasse detido.
O sentimento de vingança é normal no homem, sobretudo quando se trata de perder injustamente pessoas próximas.Contudo não se deve confundir a vingança com a justiça e no filme isso ocorre, pois até que ponto eliminar pessoas inocentes em prol de um objetivo particular é justo?Parece que a meia justiça feita pelo promotor teria causado menos dores em muito menos pessoas do que as dezenas de mortes causadas por Clyde ao longo do filme, mas isso não é retratado na obra.O que é evidente no final de ''Código de Conduta'' é o retrato de que a justiça venceu, porém se ela realmente tivesse vencido, por que tantas mortes em vão?O Direito muitas vezes é falho ou incompleto, mas em países sérios ele se faz exercer de forma o mais eficaz possível, acarretando numa justiça justa e é isso que parece ocorrer na obra, porém para o instinto de vingança a ''meia justiça'' ou ''a justiça incompleta'' não é válida.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário