O filme “Código de Conduta” nos leva a pensar até que ponto o direito realmente faz justiça e se ele faz justiça. Afinal, qual sua finalidade? Promover a justiça ou simplesmente restabelecer a ordem? O fato é que o direito não é perfeito e mesmo que ele tente, nunca agradará a todos.
Durkheim já pensava no direito como coisa social, e não mera defesa de interesses individuais, pois na maioria das vezes não há como impor penas proporcionais aos danos causados às vítimas, tanto porque essas pessoas dificilmente conseguirão se manter racionais diante de um crime, por exemplo. Nesse sentido surgem os sentimentos de vingança e de impunidade que em alguns casos fazem com que pessoas procurem fazer justiça com suas próprias mãos. Não devemos aceitar que “alguma justiça é melhor do que nenhuma”, assim como não devemos fazer justiça com as próprias mãos. Se o direito possui lacunas ou se ele deixa a desejar, cabe à sociedade tentar mudar isso de forma racional, afinal temos poder para isso.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário