Sendo a nossa sociedade complexa, de acordo com Durkheim há muitas esferas com divisões específicas e, portanto, interdependentes. Caberia, então, ao direito restitutivo mantê-las funcionando bem.
A concepção de crime provém de uma análise de consciência coletiva que envolve um misto de passionalidade - fruto de valores pessoais e influência temporal - e de racionalidade - fruto da expressão do direito como técnica e ciência.
Embasado pelas normas, o direito confere um caráter "frio", maduro e distanciado, o que pode assumir conotação negativa por "podar" a emersão da alma nas respostas punitivas.
O sentimento de vingança e defesa social costuma mobilizar a maioria, de forma desmedida as vezes, a ponto de caracterizar as reações como instintivas. É realmente complicado controlar os impulsos quando a cólera ganha espaço, principalmente quando ela se torna coletiva e única ao mesmo tempo.
Porém, pode-se dizer que a solidariedade nunca é tão visível e concreta quanto quando há uma união de diferentes, tão semelhantes naquele momento, unidos pela mesma causa.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)