Na visão de Durkheim a necessidade da divisão do trabalho vai além do valor econômico agregado a cada função exercida pelo conjunto de individuos que compoem a sociedade. Segundo Durkheim também se destaca o "valor" da atividade, em que seriam elas, em prol do coletivo, fazendo assim com que houvesse uma diminuição de atritos entre várias pessoas vivendo em conjunto.
Segundo Durkheim, existiria uma espécie de solidariedade social, da qual na falta de algum trabalhador específico de determinada área, outro trabalhador correspondente seria encontrado em algum círculo social próximo, fazendo assim a divisão do trabalho uma necessidade para se haver uma facilitação de busca de serviços na época em plena era pré-industrial, essa divisão também faria com que pudesse haver uma união entre indíviduos que partilhassem da mesma função, fazendo com que a mesma se desenvolvesse.
Algumas dessas idéias como divisão do trabalho e do valor da atividade até hoje são bem nítidas, por exemplo um estudante de enfermaria, cuja profissão é ligada diretamente à saúde das pessoas, tem normalmente um valor agregado, que seria a solidariedade e respeito dos demais indivíduos, já quanto a divisão também é comum ver pessoas que vivem em conjunto por compartilharem de uma mesma função exercida, mesmo que não sejam exercidas nas mesmas empresas.
Por fim vale lembrar ue o valor moral é o que geraria uma a solidariedade social, fazendo com quem a sociedade não entrasse em colapso, tendo a idéia de que o individualismo devesse ser combatido, para que o sistema econômico e político tivesse continuidade.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário