No folheto "Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico", Engels explica o socialismo desde suas origens ao pensamento de Marx de maneira simples e concisa, visando educar os trabalhadores.
Na primeira parte da brochura, discorre sobre o socialismo utópico, idealizado por personalidades como Saint-Simon e Robert Owen, dentre outros. A sociedade num regime socialista utópico só funcionaria se todos em tal sociedade estivessem cientes do funcionamento dela e acreditassem que ela esse é realmente a melhor maneira de se organizar como sociedade.
Na segunda parte da obra, demonstra a concepção materialista da história (o materialismo dialético-histórico) e como ela é necessária para analisar a condição em que se encontrava o mundo, economico e socialmente. Já na terceira parte, menciona o capitalismo e as contradições encontradas nesse sistema.
O que podemos extrair do escrito de Engels ao final de sua análise é uma outra intenção além da de educar os trabalhadores, que é a de expor a cientificação do socialismo depois de mostrar a sua evolução de algo lindo, porém irrealizável, para o temido concorrente do capitalismo.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário