As obras de Marx e Engels se apresentam como algumas das de maior impacto sob o estudo da sociedade como um todo. Desenvolvendo e trabalhando o método dialético materialista, que tem como fundamento a luta de classes como engrenagem da sociedade humana, tais autores oferecem uma vasta visão sob a sociedade capitalista crescente do século XIX.
O princípio da teoria marxista é embasado no pensamento totalizante das coisas, inferindo uma análise realista das relações socio-econômicas presentes na vida, tratando-se sempre das conexões existentes nos vários âmbitos da subjetividade e objetividade humana.
Com isso, Marx tem uma pauta de extrema importância quando ele trata da ideologia como uma forma de dominação ou uma força de sustentação do capitalismo. A partir do conceito marxista de ideologia se tem uma ideia melhor do que pode vir a ser a superestrutura e a infraestrutura, também presentes na teoria dos filósofos em questão, e como o direito, como parte dessa última, pode suscitar alguma ação dentro da vida das pessoas seja ela de emancipação ou repressão.
Por fim, nota-se que para o entendimento pleno de qualquer que seja o sustento/manutenção de um sistema econômico,político etc. tem de se haver uma compreensão de qual a ideologia que esta por trás desse corpo, o qual, claramente, e na visão marxista de também, é a ideologia da classe dominante perpassada por alguns órgãos de repasse dessa ideologia, valendo-se ressaltar o caráter invisível e altamente reacionário inferido pela ideologia da determinada classe no poder.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário