A homossexualidade é um assunto polêmico nos dias atuais. Não deveria ser, visto que já na Grécia Antiga, mais de 3000 anos atrás, ser homossexual era normal e respeitável, e que em absolutamente todas as espécies conhecidas pelo homem há traços de homossexualidade. Por que, então, há ainda tanta fala a respeito desses? Segundo o positivismo de Comte, as leis gerais da sociedade precisam de lógica, e seres do mesmo sexo em relacionamentos amorosos supostamente não é lógico. Segundo o mesmo, que diz que tudo que é útil deve ser valorizado, os homossexuais podem ser considerados inúteis pela incapacidade de procriação. Já segundo Olavo de Carvalho, um "pensador" mais atual, ser homo é uma opção que pode ser aceita pela sociedade, mas nunca foi e nunca será normal, e que tais indivíduos devem ter os mesmos direitos dos demais, sem direitos específicos.
Tendo em vista tais pontos de vista, é necessário perguntar: é por isso, então, por não serem normais tais relacionamentos, que o Brasil é um dos países que mais mata homossexuais do mundo? São em fundamentos positivistas que o povo se baseia ao discriminar e oprimir homossexuais diariamente, sendo que estes deveriam apenas tornar-se héteros, já que a homossexualidade é uma opção?
Na minha opinião, o preconceito contra o homossexualismo esta tão infiltrado na sociedade brasileira que é normal e fácil reproduzir falácias e continuar alimentando uma onda de preconceito e ódio que parece não ter fim. Ao ler Olavo de Carvalho, o cidadão da classe média brasileira sente-se no país das maravilhas, como não, ao ler um livro que abertamente defende que os homossexuais não devem ter direitos a mais, e que quem oprime são eles? A própria defesa aos homossexuais é vaiada e estigmatizada, como vivencio por conta própria quase todos os dias na cidade pequena em que resido. O Brasil atual é um contínuo retrocesso, e não para a Grécia Antiga, mas para a ditadura militar e o positivismo baseado na ordem, como nosso presidente tanto diz. É temível o que poderá acontecer nos próximos anos aos homossexuais, e a todas as minorias.
Letícia Killer Tomazela
Direito Noturno
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário