Boaventura defende a ideia de que a sociedade pode ser mudada a partir da emancipação dos indivíduos. Trazendo para a discussão das cotas raciais taõ eminentes no Brasil, podemos notar que grande parte da resistência e argumentos contra o programa são rasos e geralmente chegam prontos às pessoas, as quais absorvem o conteúdo sem uma devida reflexão a respeito.
Quando se tem uma devida discussão e a tal reflexão sobre o tema, é possível se desvencilhar dos preconceitos trazidos e entender que a real finalidade do programa é buscar essa mudança que Boaventura nos explica, através de ambas as partes, tanto do negro que passa a ter acesso a universidade, qualificação e diferentes oportunidades, quanto da sociedade à sua volt que, através dessa nova realidade, desprende-se de pensamentos errôneos e retrógrados. Atingindo assim uma emancipação em diferentes esferas, sendo extremamente importante para a evolução de uma sociedade mais justa e igualitária.
Isabella Martins Montoia - 1ºano, Direito noturno
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário