A distinção mais reconhecida entre os métodos desses dois cientistas sociais, Engels e Marx - este segundo que baseou seus estudos na teoria dialética do primeiro - é, sem dúvidas, o fator de ação que Marx adicionou à teoria de evolução social natural que as transformações históricas de cada tempo incontestavelmente levariam.
E isso quer dizer que, para Engels, as mudanças sociais que se sucederam, assim o foram porque teriam de ser, independentemente da ação humana. Ponto exato de discordância com Marx, teólogo político que creditava na ação política - do proletariado no que envolvia à revolução contra a burguesia, que resultaria na enfim justiça entre as classes - o fator central para a conflagração de um novo sistema de classes.
Entretanto, é mais fácil encontrar características semelhantes entre esses dois autores, pois além de utilizarem o mesmo método de materialismo dialético para análise social, ambos também creditavam na ciência o instrumento para superar a sociedade burguesa.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário