Descartes em “O discurso do método” trata de uma máxima que rege sua vida: fazer da razão o caminho para verdade. Para isso, ele utiliza um princípio fundamental, a dúvida, como forma de início para busca da verdade absoluta. A desconfiança a tudo que se é transmitido por hábito ou passado de gerações para gerações dá espaço para discussão e desconstrução de ideias tidas como corretas mas que na verdade não passaram por nenhum tipo de análise aprofundada, tidos como verdade não pela evidencia da razão, mas sim por terem bases em sentimentos cívicos ou religiosos, por exemplo.
Preconceitos, como por exemplo a homofobia, os quais tem raízes antigas e que ainda são muito fortes nos dias de hoje aos poucos são desconstruídos através da discussão do assunto e luta daqueles que defendem a reconstrução de um pensamento que durante décadas foi considerado imoral. Se utilizar da ciência moderna, a qual deve ser usada como maneira de transformar o mundo para o bem do homem, criam Homens cujo pensamento é baseado na análise das problemáticas e pela razão.
Stella Cacia Bento Schiavom - 1 ano de Direito (noturno)
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário