Durkheim foi um importante filósofo social francês conhecido principalmente por sua teoria sobre fatos sociais. Para ele, fatos sociais devem ser analisados como coisa. Segundo Durkheim, o fato social está intimamente relacionado às motivações que levam o indivíduo a tomar atitudes dentro da sociedade, sendo portanto um fenômeno resultante da vida comum.
O Homem, para se comportar diante do grupo, precisa agir de acordo com as normas sociais adotadas pelo grupo em que está inserido. Estamos presos a pensamentos, ações e hábitos exteriores à nossa individualidade devido à coerção estabelecida pela sociedade. Os problemas individuais podem ser explicados se levarmos em conta os reflexos da coletividade no indivíduo.
As instituições sociais estabelecem um conjunto de regras padronizadas socialmente, buscando manter a ordem. Considerando isso, é possível afirmar que Durkheim foi um sociólogo conservador.
Juliana Novaes - Direito Noturno
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário