Augusto Comte, como principal representante da filosofia positivista, influenciou diversos pensadores e correntes filosóficas. É considerado o criador da Sociologia e foi responsável por elaborar o fundamento conhecido como Lei dos Três Estados. Essa lei propõe que o ser humano passa por três estados e que, em cada um, os fenômenos observados no universo são explicados de uma maneira diferente. Esses estados são: Teológico (fenômenos resultam da vontade de um ser sobrenatural), Metafísico (a explicação dos fenômenos vem através de forças ocultas ou seres abstratos) e Positivo (busca das Leis Naturais que explicam como os fenômenos ocorrem, descartando as causas primárias e os fins últimos).
As ideias do positivismo estão atreladas à comprovação de teorias através de métodos científicos válidos. Essa corrente filosófica exerce influência até os dias de hoje em que se fala em positivismo jurídico e também na frase ''Ordem e Progresso'' escrita na bandeira do Brasil. O positivismo de Comte também teve grande influência no sistema educacional não só por separar a religião da ciência mas por construir toda uma ideologia empírica quando se trata do estudo humano.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário