Atualmente, no Brasil, o Direito funciona a maioria das vezes à favor de classes sociais privilegiadas. Com isso, sobra às classes sociais menos abastadas com mais uma esfera do poder que não ajuda-os.
No Código brasileiro pode até existir algumas normas que, na teoria, poderia ajudar os pobres. Porém isso não acontece na prática. Muitas vezes seus requerimentos são atrasados pelo judiciário do país e se um dia acaba aprovado, seus pedidos não podem mais serem atendidos ou simplesmente são inúteis depois de tanto tempo transcorrido. Assim, na prática, o pobre não consegue nada. Para conseguir seus "direitos", eles lutam, com muito suor e luta e através de muita insistência, conquistam seus objetivos.
O breve documentário nos leva à pensar se existe algum modo de chegarmos a ver o Direito Positivo funcionando também para as classes sociais menos privilegiadas, para que a esfera judiciária ajude-os um pouco a melhorar suas qualidades de vida.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário