Dando continuidade ao seu estudo, Durkheim procura estabelecer as causas eficientes que definam os fatos sociais.Tal preocupação em definição, se deve ao fato de determinadas instituições serem criadas devido ao comportamento do homem, e se não houver manutenção da ordem social passa a prevalecer a insegurança e a instabilidade.Vale ressaltar, segundo Durkheim, a importância das instituições, pois elas servem como amparo para a manutenção da ordem social e, com o decorrer do tempo, vão se adaptando para solucionar as anomalias sociais.
Segundo Durkheim os fatos sociais decorrem da natureza humana, o que faz com que se produza uma consciência coletiva ( lembrando que não se trata da soma das consciências individuais ), e desse modo destaca que a evolução coletiva é fruto do meio social.
Assim, Durkheim aponta a explicação do fato social em sua própria causa, e deixa claro também que cada indivíduo aceita se submeter à ordem social para se sentir uma "peça integrante" da sociedade, isto é, o indivíduo sofre uma pressão dos fenômenos sociológicos em sua consciência individual sem questionar, a fim de manter o funcionamento da sociedade em sua plenitude.
Carolinne Leme de Castilho - Direito Noturno
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário