Émile Durkheim, sociólogo francês, enxerga uma metodologia para a sociologia. Ele avaliava que era necessário coisificar os fatos e fazer uma análise das leis que pairam sobre o comportamento social. É a isso que ele chama de fato social, a maneira de agir influenciada pelo exterior.
Viajemos então ao mundo de sonho Durkheimiano. Durkheim vê o sonho como sempre dentro dos padrões sociais, sempre com relações entre indivíduos. Isso prova na visão de Durkheim que é pré estabelecido no mundo onírico que os indivíduos interajam entre si. Porém a linha tênue termina aqui, uma vez que Durkheim critica a ideologia, o mundo onírico deve ser separado do "mundo das ideias". Os conceitos devem partir das coisas para as ideias, e não o contrário.
Durkheim enxerga ainda, o maior obstáculo em relação à verdade científica, as pré-noções, assim como Bacon no combate aos ídolos da mente. E saltando para a atualidade, vejamos se não são as pré-noções, hoje chamadas preconceitos (um pré conceito) são o grande empecilho para um maior entendimento da humanidade assim como um melhor desenvolvimento da mesma.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário