Augusto Comte, pensador francês do séc. XIX, considerado o pai do Positivismo, idealizou uma sociedade cujo ápice seria o governo dos sábios. Numa referência a Platão e sua sociedade utópica, Comte visualizou a Sociologia, ainda em formação na sua época, como a ciência que ocuparia o lugar mais importante na hierarquia do conhecimento porque tratava do que era humano. Para ele a Sociologia seria tão precisa quanto a Astronomia ou a Química, permitindo aos governantes um alto grau de previsão nas decisões a serem tomadas ou consideradas.
Dentro dessa mentalidade, Comte propôs a mudança na sociedade devida a elementos estáticos e dinâmicos, em que associou a Ordem (elemento estático) e o Progresso (dinâmico). Inclusive, o lema Ordem e Progresso foi incorporado à bandeira do brasil numa clara mostra da influência de Comte no pensamento dos republicanos brasileiros no fim do séc. XIX.
Por fim, Comte, no intuito de atingir a transformação social que preconizara, transformou seus seguidores em apóstolos, divulgando suas idéias, "dedicados ao sacerdócio da humanidade". E o movimento positivista teve como tarefa esclarecer as mentes pensantes de sua obrigação de se atingir o mais rápido a Era Científica ou Positivista.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário