sábado, 25 de março de 2023

Como a Ciencia do Direito me ajuda a olhar para o mundo?

Nos dias atuais, vivemos em uma sociedade brasileira muito bipolarizada, podemos observar isto no ataque de 8 de janeiro ao STF. Indivíduos que descrentes com os resultados das eleições de 2022 e crentes de que o Brasil sofria/sofre uma constante ameaça comunista, foram "defender" os seus direitos, em Brasilia, depredando um prédio e seus objetos, cujos os mesmo tinham grande importância cultural, que pertence à nossa sociedade. 

Segundo Mills, um indivíduo é limitado próximo a realidade em que vive, fazendo com que o mesmo crie um tipo de bolha de acordo com a sua vivência. Diante disso, cabe a nós compreendermos e respeitar as diferenças, desde que as mesmas não desrespeitem a Ciência do Direito.

A Ciência do Direito é, segundo o jusfilósofo Miguel Reale, "Ciência do Direito é sempre ciência de um Direito positivo, isto é, positivado no espaço e no tempo, como experiência efetiva, passada ou atual. Assim é que o Direito dos gregos antigos pode ser objeto de ciência, tanto como o da Grécia de nossos dias". Mas para que uma sociedade tenha um Direito Positivado, antes de tornar-se uma questão pública, uma lei ou uma norma, veio advinda de uma pertubação social, segundo Mills. Portanto, a Ciência do Direito permite que as pessoas vejam o mundo e o interpretem através de regras e princípios jurídicos.


Lohane Rodrigues de Abreu

1º ano de Direito - Matutino

RA: 231223251

Nenhum comentário:

Postar um comentário