sábado, 25 de março de 2023

O direito como guia das relações sociais

    O direito é uma ciência que permeia a sociedade desde os primórdios de existência da mesma. Presente e inerente a todos os tipos de relações sociais entre os indivíduos ao passar dos séculos, a exemplo da família, escola, trabalho, dentre outras, ele busca ordenar e gerenciar as circunstâncias e situações de nosso dia a dia nas esferas privadas nas quais fazemos parte. Isso ocorre, da mesma maneira, com a associação direta entre indivíduo e mundo, pois as ações dos homens estão limitadas pelas órbitas privadas em que vivem, segundo Wright Mills.

    Paralelo a isso, tem-se o conceito de imaginação sociológica, também estabelecido por Mills, o qual consiste na compreensão da experiência e do destino dos indivíduos a partir das instituições em que eles convivem. Nessa convivência, surge, inevitavelmente, a oposição entre uma perturbação pessoal e uma questão pública, já que ambas relacionam-se e são dependentes umas das outras na medida que o individual influencia no social e vice-versa. Ademais, como uma ciência moderna, o direito possui a premissa da neutralidade, sem o envolvimento de sentimentos nas decisões e guiado pela razão e experiência.

    Dessa forma, constata-se que o direito serve como referência para olharmos todas as relações sociais presentes no mundo, desde as mais simples até as mais complexas. Muitas dessas relações não se dão de forma justa, e o direito entra como interventor para manter a igualdade e legitimidade dos processos.

Bárbara V.G Bugiga
1º ano Direito - Noturno
RA: 231222203

Nenhum comentário:

Postar um comentário