segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A Necessidade dos Fenômenos Sociais

Na visão de Durkheim sobre os fatos sociais, os seres humanos são incapazes de criar matérias completamente novas e independentes. Tudo o que é exteriorizado, criado ou pensado, deriva de fatores não intrínsecos à natureza humana, fatores influenciados pelos acontecimentos anteriores. Até o que parece ser interno provém da educação, ela cria o ser social, ou seja, seus ensinamentos são interiorizados de forma a até confundir-se como algo inerente, porém influenciam a visão do mundo e a formação de percepções. No entanto, não houve experimentação em nenhuma sociedade de como seria a conduta humana caso não passasse por esse processo, sem que tivessem recebido o ensino da convivência, portanto, é difícil estabelecer e julgar se essa pré-disposição, originária do ensino à convivência, é inteiramente ruim. Sem a conduta da moral, do direito, da família e de todas as instituições que causam impactos no convívio humano, de princípios e de valores, não haveriam limites para as paixões. E essas são perigosas, pois são voláteis e carecem de racionalidade.
Outro importante ponto de Durkheim é sobre a tarefa da sociologia. Essa seria definida pela caracterização da função do fato social. Porém, como é bem definido, não consiste na busca da origem ou do porquê de sua formação, e sim das “causas eficientes”. Dessa forma, é explicado a função de instituições e práticas no espaço da sociedade. A utilidade, proveniente da função desses fatos sociais podem ser explicados como os motivos para a manutenção de uma harmonia social, que, como previamente citado, talvez só possa ser alcançada graças a coerção social existente, ao conjunto de fatores que são exteriores aos indivíduos.
Assim, é possível estabelecer e definir a grande necessidade do estudo das relações sociológicas de uma sociedade. Sem ele, com apenas a psicologia e o organicismo individual de cada cidadão é incompleta a análise das completas e complexas organizações, além de que, é imprescindível a compreensão no coletivo não só para o entendimento das causas e das origens, mas, principalmente, para direcionar-nos para as possíveis soluções.    

Thalita Andrade Barbosa - 1º ano Diurno

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