domingo, 4 de maio de 2014

Positivismo social

      O positivismo está muito além do lema da bandeira de nosso país: "ordem e progresso", ele se enraizou no Direito brasileiro, dando forças ao direito elitista. Ainda vivenciamos situações com tal pensamento, o "rolezinhos" que geram bastantes discordâncias no meio judicial. De um lado há a intenção de proibi-los, de outro lado a livre expressão.
      O debate maior acontece pelo controle da mídia, completamente positivista, que coloca em suas novelas, opiniões sempre a manutenção a ordem. Quando se vê em falar dos "rolezinhos" só se expõem a "baderna" causada por inúmeros jovens de classe baixa e com o gosto musical voltado para o funk. O julgamento pelos telespectadores é quase unanime, acreditam que se trata de uma cultura inferior, e que tudo aquilo, inclusive a música é uma verdadeira bagunça. Acredito que se fosse um grande grupo escutando música popular, música clássica, seriam vistos como um movimento cultural exemplar, com apenas boas notícias. Porém a hierarquização de culturas é o maior empecilho dos "rolezinhos".
       Vale ressaltar que também houve assaltos ocorridos no primeiro movimento, que gerou uma má imagem ao resto dos eventos organizados via facebook. Esses adolescentes tem por intenção a diversão que não tem nas suas regiões, querem apenas tirarem suas fotos, e se reunirem. A situação é um pouco assustadora, por não ser usual esses tipos de eventos com mais de 5 mil pessoas, em shoppings e praças. Mas até quando nos prenderemos ao "normal" e continuaremos mantendo a ordem para um progresso que não vem?

Gabriella Akemi Kimura-1° ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário