sábado, 9 de março de 2013

Método Cartesiano e a Contemporaneidade

             René Descartes discorre em seu livro " O Discurso do Método" a respeito da forma encontrada por ele para aproximar-se ao máximo da verdade e do conhecimento por meio da razão . O autor tem por objetivo alcançar as explicações do mundo partindo do homem e chegando à natureza, visando distanciar-se da superstição, da magia, das conclusões por aspectos transcendentais para o entendimento do mundo .
             Para isso, contrapõe-se ao ensino tradicional e à atuação dos filósofos por considerá-los meros contempladores do universo e por acreditar que a ciência tem o dever de mais do que contemplar, transformar. Embora Descartes entre em contradição com alguns valores do passado , não descarta a ideia de Deus como o ser superior.
             Com relação ao método, René parte do princípio da dúvida para afastar-se das incertezas e chegar mais perto de uma opinião correta. Ainda que a obra seja de séculos atrás, o princípio citado é amplamente aplicado na contemporaneidade. O que ocorre é que por estarmos constantemente com novas informações, descobertas e inovações , colocamos à prova a veracidade do que nos é exposto e por isso duvidamos.
             Por outro lado, a fragmentação e a especificidade propostos pelo método cartesiano vem sendo criticados . Podemos perceber essa situação quando tratamos do setor educacional e profissional, vendo que  caminham em direção a um ensino múltiplo e interdisciplinar e à formação de profissionais polivalentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário