sábado, 9 de março de 2013

Máquina do saber

   Em sua obra , ''Discurso do método'' , René Descartes elaborou quatro passos  fundamentais para a obtenção do conhecimento , que consistiam respectivamente: em duvidar das competências passadas ; de especificar ao máximo determinado assunto ,para uma pesquisa mais profunda ; de conduzir o pensamento do mais simples para o mais complexo e finalmente ,o de correlacionar todos os conhecimentos específicos de modo a se obter uma produção científica ampla e consolidada.
   Hodiernamente a valorização do conhecimento específico em detrimento da formação universal do conhecimento acaba por consolidar um dos passos obstruindo ao mesmo tempo outro. Tal especialização exacerbada sem a adequada articulação contribui para a diminuição de uma rede de conhecimento ampla e interligada , seria como entender o funcionamento das peças de uma determinada máquina , porém sem conseguir  ligá-las de modo adequado, o que possibilitaria uma função.
   Assim como no exemplo , o não estabelecimento das articulações entre os conhecimentos específicos acaba por prejudicar a funcionalidade da ciência , busca incessante de Descartes , causando um isolamento disciplinar ,  ou seja , uma visão limitada do saber.

(Aula 2 : Discurso do método)

Nenhum comentário:

Postar um comentário