segunda-feira, 25 de março de 2024

Positivismo no Brasil: entre o presente e o passado.

Auguste Comte, idealizador do positivismo, apresentou uma filosofia baseada na observação e no saber científico como verdade absoluta. Com ideais progressistas fundamentados por meios científicos, lemas positivistas como “ordem e progresso” presentes na bandeira brasileira foram popularizados a fim de marcar o fim do período monárquico e o início da república. Assim, estabelecendo uma nova face para o cenário político brasileiro. Todavia os líderes políticos da República Velha se escoraram no positivismo para promover a ordem social de forma autoritária. 

No atual cenário brasileiro, o positivismo não se faz tão presente, no antigo governo em meio à pandemia do COVID 19 o negacionismo era fortemente presente indo de forma contrária ao positivismo que valoriza o saber científico. Além de que, nas ideias positivistas é valorizado o pensamento racional enquanto o que era visto na realidade brasileira eram decisões tomadas de acordo com achismos e crenças próprias. Outro fato, é que Comte defendia que a solidariedade é um dos pilares para o progresso, que cada indivíduo na sociedade exerce um papel importante para o bem comum mas o que víamos no cenário pandêmico eram pessoas estocando alimentos enquanto outras faziam sopa de ossos. 


É nítido que, o positivismo se fez presente na história brasileira mas na atualidade não é predominante, havendo apenas resquícios. 


Letícia Da Silva Bueno | 1º Direito Matutino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário