segunda-feira, 18 de março de 2024

A compreensão é necessária para a transformação

A ignorância na sociedade moderna manifesta-se em diferentes formas e contextos. Seja na intensa propagação de fake News nas redes sociais, manifestações antidemocráticas, e movimentos antivacinas, o atual pensamento acrítico é um obstáculo para o progresso individual e social. Em meio a velocidade da informação e da complexidade das relações na sociedade contemporânea, a habilidade de pensar sociologicamente se torna ainda mais necessária. Nesse contexto, no livro “A imaginação sociológica”, Wright Mills propõe para o individuo o ato de questionar ao examinar questões como a desigualdade a globalização, a tecnologia e as mudanças sociais, compreendendo como as trajetórias individuais são ajustadas por forças sociais e estruturais.

Posto isso, sob a perspectiva de Mills, questões como o fenômeno da polarização política e a cisão social, que trazem consequências danosas a democracia, devem ser compreendidas através da investigação dos princípios estruturais dessas divisões, explorando como os veículos midiáticos e as redes sociais contribuem para influência das massas, ao invés de somente atribuir esses problemas a diferenças individuais ou ideológicas. A exemplo disso, durante a pandemia do Covid-19, houve um crescente uso das redes sociais para manifestações políticas, escalonando a violência, com cada vez mais brasileiros sendo agredidos verbalmente por causa de suas opiniões políticas e, consequentemente, promovendo uma sociedade segmentada e intolerante.

Ademais, na obra “Memórias de Plantação”, Grada Kilomba utiliza suas experiencias pessoais e coletivas para analisar o racismo estrutural na sociedade e compreende-se que as experiencias individuais da violência racial se conecta com o passado do colonial, contribuindo com a atual configuração racista da nação. Então, é fundamental que a sociedade desenvolva uma consciência crítica, um pensamento além do dominante, para compreender as injustiças e promover transformações sociais.

Em suma, é notório que o ato de questionar é um desafio perante a ignorância que permeia a sociedade contemporânea, no entanto é somente com o desenvolvimento do pensamento crítico que será possível compreender as falhas sociais e possibilitar uma nação mais justa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário