segunda-feira, 3 de abril de 2023

Positivismo no Brasil,um panorama histórico

 

O Positivismo é uma estrutura de pensamento que surgiu no século XIX, idealizada por August Comte ainda possui influências significativas na atualidade. A sua principal característica é a valorização dos fatos concretos e da ciência como única forma de se chegar ao conhecimento último sobre as coisas.


No entanto, é importante ressaltar que o positivismo também tem seus críticos. Algumas correntes filosóficas apontam para os limites da ciência e dos dados quantitativos, apontando para a necessidade de levar em consideração aspectos subjetivos e emocionais nas tomadas de decisão.Nesse sentido,vale ressaltar os choques que o conhecimento científico tem com outras formas de saber, e os atritos sociais que tal fenômeno gera. Exemplo histórico disso é anterior a própria organização da filosofia positiva , a revolta de Cemiterada, no século XVII em Salvador, BA, onde a proibição de sepultamentos em igreja, baseada no avanço médico da época levou à uma rebelião popular, que viam em seu costume uma chance de redenção da alma humana após a morte. Mais contemporaneamente, viu se tal embate com a questão do lockdown na pandemia de COVID-19 em que, contrariando a vontade de muitos, o direcionamento científico direcionou a sociedade à um estado de isolamento de seus indivíduos 


Em suma, o positivismo se mantém presente na atualidade como uma corrente filosófica importante para a construção de conhecimento e tomada de decisões embasadas em evidências empíricas. Entretanto, sua existência é baseada em uma relação dialética de uso e negação de seus preceitos por diferentes setores da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário