segunda-feira, 10 de abril de 2023

a consciência coletiva de cada dia

 

    A consciência coletiva, segundo Emilé Durkheim, consiste no conjunto de crenças, valores, normas e costumes que faz com que os indivíduos hajam de forma semelhante. Segundo o sociólogo, esse conceito é uma força social que contribui para a manutenção da ordem e da estabilidade dentro de uma sociedade, sendo formada através do compartilhamento de ideias semelhantes entre os indivíduos que, na maioria das vezes, são influenciados pelo contexto em que estão inseridos. Dessa forma, o pensamento coletivo influencia diretamente nas decisões individuais dos seres humanos e é o responsável por evitar anomias dentro de uma população, ou seja, a deterioração das regras que mantém a coesão social e regulam as ações pessoais.

            Dentro dessa perspectiva, na contemporaneidade, com o avanço das mídias digitais e da globalização do mundo, vem se popularizando na internet o chamado “efeito manada”. Tal fenômeno consiste na ação das pessoas ignorarem suas próprias opiniões e valores para seguir o pensamento da maioria coletiva, independente do que isso signifique para suas crenças pessoais. Sendo assim, indivíduos que possuem grandes quantidades de seguidores e detém certa influência dentro desse meio, têm a capacidade de mobilizar milhares de pessoas para agir de acordo com seus próprios interesses, sejam eles para o bem ou para o mal.

            Nesse contexto, a consciência coletiva passa a ser controlada por indivíduos que colecionam certo poder dentro das mídias digitais, e se torna uma arma perigosa para atual sociedade. Similarmente à ideia proposta pela filósofa portuguesa Grada Kilomba, em contraposição ao defendido por Durkheim, ela pontua que a ideia do pensamento coletivo não é universal, mas sim, uma tentativa daqueles que detém certa força na sociedade de silenciar ou manipular os grupos minoritários a seu favor. Cria-se, assim, uma falsa ideia de mente coletiva que orienta a população e influencia as suas decisões cotidianas: como comprar um produto que uma celebridade divulgou utilizando e até mesmo atacar um perfil online por ele possuir alguma desavença com uma personalidade famosa.

            Portanto, dentro da realidade contemporânea, é necessário refletir: nós realmente tomamos decisões baseadas nas nossas próprias crenças e valores, ou involuntariamente somos estimulados pelas grandes mídias digitais e indivíduos influentes dentro delas a realizar ações que os beneficiam?


Carolina Carneiro Chaves - 231223498

1° direito matutino

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