segunda-feira, 4 de julho de 2022

Weber e a Sociologia Compreensiva

      O sociólogo Max Weber representa um dos grandes pilares da sociologia. O pensador defende que o indivíduo, através das ações sociais, é quem molda a sociedade, ao contrário de Durkheim, que defende que é a sociedade quem forma o indivíduo, através dos fatos sociais. Assim, o método de análise de Weber irá dar mais importância à individualidade das pessoas, em detrimento da visão de uma sociedade modeladora dos indivíduos que a compõe.
        Nesse sentido, Weber defende o estudo do sentido e razão por trás das ações sociais realizadas pelas pessoas para alcançar um tipo ideal, que seria nada mais que o que se busca alcançar através de determinada ação. Através desse pensamento, chega-se a uma análise sociológica que recebe o nome de sociologia compreensiva, que não visa julgar uma ação, nem analisar uma pessoa, em sua personalidade, mas pensar como funcionam suas ações na sociedade.
    Portanto, através do exposto até agora, tem-se que a sociologia compreensiva pode ser entendida como um método científico das ciências humanas que pode explorar as inúmeras variedades da sociologia, apresentando uma nova maneira de se entender e estudar a sociedade, permitindo também uma novo modo de interpretar as ações que transformam ela.

Fernando Alee Suaiden, 1°ano de Direito - Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário