segunda-feira, 4 de julho de 2022

O indivíduo e sua ação social

Diferente de Durkheim e dos demais sociólogos, Waber enxerga o individuou e sua ação particular como um ponto importante no desenvolvimento da sociedade. Partindo da análise de sua motivação, uma ação social não simplesmente acontece sem que haja uma idealização para sua ocorrência. A afirmação do “tipo ideal”, pode-se dizer que seja o estado que o indivíduo busca atingir agindo deste modo. 
 Sendo assim, partindo desta concepção de Waber, o indivíduo não mais é componente irrelevante de uma estrutura compactada, por ele são realizadas ações capazes de modificar as movimentações sociais do meio em que este está inserido. Temos como exemplo o presidente Jair Bolsonaro. Suas ações são movidas de acordo com a suas idealizações. “ Deus acima de tudo […]”, “ O presidente da família tradicional brasileira”, nota-se padrões conservadores, logo suas ações são baseadas nestes conceitos e gera um impacto na regência do Brasil. 
 Mesmo que o exemplo usado seja de um indivíduo que assume o posto executivo de maior peso no país, percebe- se que ele segue a lógica construída por toda uma estrutura a qual não só ele faz parte. 
Deste modo, a análise de Waber e mais assertiva quanto a análise das estruturas sociais, considerando não somente a ação em si, mas a motivação pela qual ela é executada é possível analisar toda uma estrutura social, partindo apenas de um indivíduo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário