domingo, 22 de maio de 2022

 Émile Durkheim foi um filósofo do século XIX que desenvolveu a teoria fato social. Esse fato consistiria em toda a maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. Nesse sentido, é externo ao homem, ou seja, não se desenvolve e independe do desejo individual.

Segundo o Durkheim, o principal tipo de fato social são as instituições sociais, que possuem quatro características essenciais: são coercitivas, coletivas, conservadoras e impositivas, ou seja, possuem um conjunto de regras que visam manter a ordem social e são impostas sobre os indivíduos- sujeitos a sofrerem punições caso desobedeçam a alguma norma. Sob a perspectiva do contexto atual, encaixa-se como uma instituição social, as redes sociais, como o Instagram, Facebook, Twitter e TikTok, os quais possuem características impositivas indiretas- gera no indivíduo o medo de “ficar por fora” do que acontece nas redes e ser vítima da exclusão social por não integrar essa “comunidade” - e mantém uma ordem coletiva- principalmente de consumo, criando o que Adorno e Horkheimer denominam de indústria cultural.  

Desse modo, as instituições sociais não são impositivas apenas para manter a harmonia para o convívio social, mas diante do avanço capitalista, foram adaptadas para gerarem o lucro.  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário