domingo, 24 de abril de 2022

A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO PARA O MENOSPREZO DAS CIÊNCIAS HUMANAS

 A influência do positivismo pode ser vista em diversos lugares, mas um de seus principais pontos de influência se encontra no ramo das ciências associados com a ideia de avanço. Entretanto, “ciência” pode ser considerada um termo vicioso, uma vez que, na realidade, essa corrente corrente filosófica acaba gerando uma valorização apenas das ciências naturais e exatas. Desse modo é preciso entender as justificativas e as consequências desse tipo de viés nocivo.

Primeiramente é preciso entender como essa corrente promove essa ideia, tendo em vista que a principal forma desse preconceito advém principalmente do método positivista. Este, não  busca a essência das coisas, mas apenas a vinculação entre os fenômenos, o que dificulta a imposição das ciências humanas, as quais tem menos resultados “objetivos” quando comparada às outras áreas científicas. Tal diminuição também é acentuada devido ao espírito de conservação, o qual é uma forma de se manter certo “status quo” na sociedade, o que vai diretamente contra as ciências humanas e suas "balbúrdias" mediante certas desigualdades.

 Além disso, é preciso entender como essa visão de mundo promove medidas antidemocráticas. Isso porque, afirmar a inexistência do racismo nos dias atuais é reafirmar práticas preconceituosas contra essa população, o mesmo pode ser afirmado em relação às questões da mulher e dos indígenas, por exemplo. Ou seja, a manutenção de certas ideias impedem uma maior igualdade social.

Conclui-se, portanto, que a influência dessa filosofia , apesar de promover a ciência, promoveu a desvalorização das áreas de ciências humanas, principalmente de cunho social. Logo, é importante saber a forma como essa visão científica é enviesada. Apenas assim será possível entender certos retrocessos promovido por essa visão.



Paulo Henrique Illesca Da Costa - 1º ano de Direito (Matutino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário