sexta-feira, 2 de julho de 2021

Francis Bacon e René Descartes contra o negacionismo

 "A Terra é plana!!"  "A vacina vai implantar um chip em mim!!" "Quem tomar a vacina vai virar jacaré!"

Essas afirmações vêm sendo utilizadas dia após dia no século XXI, no entanto, ninguém que as profere apresenta argumentos baseados em experiências para comprovar sua argumentação. São frases sem fundamento e que se espalham quase que na velocidade da luz em um mundo em que a tecnologia está em constante avanço. 

Em muitos dos casos, os indivíduos que propagam essas informações são tomados por sentimentos, e segundo René Descartes, os sentidos nos enganam e não existe nada como eles nos fazem imaginar. 

Francis Bacon e René Descartes ficariam chocados com o negacionismo que se instaurou no planeta Terra ao longo dos anos, já que ambos acreditavam que a ciência era essencial e que apenas através da experimentação algo poderia ser provado. 

Descartes afirmou que: "Quem tem raciocínio mais ativo e que melhor ordena seus pensamentos, sempre pode convencer melhor os outros daquilo que propõem mesmo que não falem tão bem", essa frase não poderia se encaixar melhor na situação atual do mundo, mas principalmente a que o Brasil vive. A ciência é questionada constantemente através da redes sociais, fake news chegam a todo momento através do Whatsapp e quem vai duvidar de uma mensagem que chegou do vizinho, que recebeu de um amigo que tem um primo médico? As pessoas tomam como verdade aquilo que lher convém e que se encaixa melhor com sua moral e visão de mundo. 

Bacon chamou de Ídolos, as falsas percepções do mundo e os ídolos da caverna, estão vinculados as relações que o homem estabelece com o mundo a sua volta. Assim como os prisionerios do "Mito da Caverna" de Platão acreditavam que as sombras eram os objetos reais, a população brasileira acredita nas fake news que chegam em seus telefones celulares todos os dias. 

Mesmo com as informações seguras e verdadeiras estando a um "click" de distância, o comodismo e a ausência de dúvida, fazendo com que as pessoas não hesitem em compartilhar com outro grupo de amigos a informação que recebeu. 

Bacon também falou sobre os ídolos da tribo, que estão fundados na própria natureza humana. Segundo ele, o intelecto humano é semelhante a um espelho que reflete desigualmente os raios e, dessa forma, as distorce e corrompe. O autor enxergou séculos a sua frente e sua frase se encaixa perfeitamente com a real situação do Brasil, a pandemia mostrou a visão negacionista de uma parcela da população brasileira. Negar a ciência, a vacina e tantas outras áreas do conhecimento e como renegar séculos de uma história de luta e de construção do conhecimento.

Bacon e Descartes, se voltasse a vida, se decepcionariam com o mundo que encontrariam, a ciência existe para o bem do homem, para criar condições melhores para sua vida no planeta Terra, vacinas não foram feitas para matar, a Terra não é plana. Pesquisem, se informem, duvidem, pensem e jamais coloquem suas vontades pessoais acima das necessidades coletivas.


Ellen Luiza de Souza Barbosa

XXXVIII Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário