domingo, 4 de julho de 2021

Cortes no conhecimento

 

  De acordo com o filósofo Immanuuel Kant “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Nesse sentido, a situação hodierna brasileira de cortes em investimentos para o ensino superior faz com que a formação de pessoas qualificadas seja completamente comprometida. Assim, os princípios epistemológicos do conhecimento, desenvolvidos tanto por René Descartes, quanto por Francis Bacon, são negligenciados no Brasil, gerando crises intensas de perspectivas para o futuro do país.
  Em primeira análise, é extremamente importante o entendimento de que uma sociedade que busque a formação de pessoas qualificadas para o exercício de seu raciocínio deve focar seus investimentos para a área educacional, com destaque para o ensino superior. Entretanto, na realidade brasileira o extremo oposto acontece, na qual universidades públicas de excelência sofrem com a falta de financiamentos governamentais, chegando ao nível crítico de fecharem suas atividades, como foi com UFRJ, em 2021. Assim, o método desenvolvido por René Descartes, no qual a dúvida constante para a busca pela verdade através do ensino será interrompida, enquanto não houver espaço propício para tal prática, uma vez que as universidades são antros da produção do conhecimento científico, proveniente desses questionamentos racionais acerca das mais variadas questões humanas e sociais.
  Outrossim, os aforismos desenvolvidos por Francis Bacon também não serão postos em prática, pois seu método indutivo para a produção do conhecimento científico sofrerá com a falta de verba. Assim, uma geração de pesquisas, baseadas no empirismo e nas constantes testagens de hipóteses defendido por Bacon será freada. Causando a crise de perspectiva anunciada no filme Ponto de Mutação, de Fritjof Capra, já que o problema educacional brasileiro desencadeará uma série de outras crises, pois a falta da ciência transporta a sociedade para Eras Medievais, nas quais o conhecimento fica à mercê da crença e do misticismo. Um ambiente propício para a manipulação e para a barbárie, logo, faz-se essencial que os homens se conscientizem da importância do ensino superior para o desenvolvimento social, uma vez que Kant já havia descrito seu papel na formação de um ser humano íntegro.

  É imprescindível, portanto, que a sociedade brasileira se mantenha insatisfeita com a situação do país no tocante aos investimentos educacionais. Isso porque, as bases do conhecimento, moldadas por René Descartes e Francis Bacon, precisam ser postas em prática nesses ambientes, onde o ensino racional e a pesquisa empírica são pilares essenciais. Dessa maneira, visando evitar a Crise de Perspectivas profetizada pela personagem Sônia, é fundamental que o governo brasileiro seja fiel para com o ideal desenvolvido por Immanuel Kant.

Nenhum comentário:

Postar um comentário