domingo, 4 de julho de 2021

A limitação do conhecimento por meio da educação estruturada

 

A educação brasileira trata do "estudo da ciência" desde o nível fundamental de ensino. Porém, se uma real avaliação for feita, é possível compreender que este estudo é apenas superficial. 

Os tópicos tratados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio têm a finalidade de apenas exercitar a mente, para que, posteriormente, seja possível realizar a conclusão do curso ou um vestibular para ingresso no Ensino Superior. Neste aspecto entram as teorias de Francis Bacon. 

O importante filósofo da Idade Moderna destacava que o conhecimento deveria ser para além do exercício da mente, visando transformações sociais. A partir dos assuntos desenvolvidos em todos estes anos de estudo, seria possível promover projetos que ajudariam a sociedade em diversos aspectos, fato que não ocorre na maioria das vezes. 

A falta de aprofundamento e curiosidade dos alunos sobre os temas abordados reflete da falta de incentivo que deveria ocorrer logo no ensino básico. 

É possível ainda citar o filósofo René Descartes, também da Idade Moderna, que pode, neste caso, comprovar pela sua teoria do uso da dúvida para a concretização da verdade, que o não incentivo ao real conhecimento científico, só causa consequências negativas, como a não melhora da sociedade e a explanação de "fake news", por exemplo.  

O termo "fake news" se tornou conhecido na atualidade, onde, apesar da evolução da ciência, as pessoas ainda tratam como verdadeiras notícias comprovadas como falsas. 

Se desde o início da vida acadêmica fosse instigada a importância da pesquisa, do estudo, do conhecimento científico e do conhecimento comprovado de maneira embasada, as pessoas hoje não se encontrariam na zona de conforto de acreditar em tudo que leem. 

Portanto, seria um importante passo incluir uma frase do próprio René Descartes para ser a base do desenvolvimento da educação brasileira: "Daria tudo que sei pela metade do que ignoro". Por meio dela, é possível concluir como é necessário buscar o conhecimento, nunca duvidar das próprias dúvidas e buscar embasar os pensamentos, visando, certamente, fazer da sociedade um ambiente melhor desenvolvido.

 

Isabella Anjos – 1° Semestre - Direito Diurno

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