domingo, 4 de julho de 2021

A crise do sistema educacional básico brasileiro

 


René Descartes e Francis Bacon foram pensadores de suma importância ao criticarem a esterilização do ensino tradicional na Idade Moderna, o qual, segundo eles, não transmitia o verdadeiro conhecimento. Entretanto, percebe-se que tal análise ainda é compatível com a forma de aprendizagem no ensino fundamental e médio no Brasil, que dotado de métodos repetitivos e decorativos não contribui para o esclarecimento dos alunos.

Para Descartes, a formulação do conhecimento confiável pressupõe, num primeiro momento, a suspensão do juízo, ou seja, é necessário que o aluno questione as informações obtidos através dos livros didáticos escolares, a fim de adquirir ativamente esse conhecimento. Entretanto, sabe-se que a grande parte das escolas brasileiras não influenciam seus alunos a desenvolverem um senso crítico, termo esse que designa a capacidade do indivíduo em refletir sobre alguma determinada informação e efetuar conclusões próprias, pois impõem um sistema de ensino baseado na repetição de informações, inibindo o desenvolvimento de uma capacidade crítica no estudante. Dessa forma, é evidente que as instituições educacionais básicas brasileiras, atualmente, contribuem para a formação de “enciclopédias humanas”, os quais não possuem a capacidade de lidar com as diversas situações do cotidiano que não são previstas nos livros da escola, como por exemplo, a educação financeira básica.

Do ponto de vista de Bacon, o verdadeiro conhecimento é resultado da sobreposição da razão humana com métodos empíricos, naquilo que ele intitula de método indutivo. Dessa forma, vale destacar que no ensino superior público, através das extensões, os resultados das pesquisas acadêmicas podem ser aplicados na sociedade leiga, com a finalidade de se comprovar empiricamente a real eficácia dessas pesquisas. Entretanto, em relação ao ensino básico, as informações contidas nos livros são, geralmente, transmitidas aos alunos sem nenhuma demonstração empírica, seja na sala de aula ou na sociedade que os cercam. Assim, é notável que a educação básica brasileira se engaja em transmitir aos estudantes apenas o conteúdo racional, sem demonstrar a eles como tal conhecimento surgiu e qual a sua finalidade no meio social.

Enzo Mario Suguiyama        Direito- Matutino.


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