segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O fato social no contexto da internet

De acordo com a filósofa e socióloga alemã Hanna Arendt, o ser humano em seu crescimento precisa passar por todo tipo de experiência para sua formação, sejam elas boas ou ruins, apenas assim poderemos formar nossa sociedade com pessoas que sabem discernir o certo e o errado, e não apenas teoricamente, mas na pratica também, entretanto vivemos em uma sociedade moderna e coberta de tecnologia onde as pessoas deixam de criar suas próprias opiniões e passam a apenas seguir o que leem na internet, e seguindo ideias de pessoas sem ao menos saber do que se trata, e esse assunto mostra como a palavra “seguidor” não é tão inocente como parece.

    Indo de acordo com este pensamento tem Émile Durkheim, sociólogo Francês, que desenvolve e destrincha o que hoje chamamos de fato social, que resumindo é como a sociedade influencia a maneira que o individuo pensa, é como se a sociedade moldasse o individuo, uma sociedade capitalista, por exemplo, fomenta um individuo consumista. Porém nem sem as pessoas tiveram tanta capacidade de poder se moldar como temos hoje em dia com as inúmeras ferramentas de acesso ao conhecimento, entretanto mesmo podendo ver os dois lados de um mesmo assunto, continua-se a criar lados em tudo, uma polarização. E essa polarização é explicita na internet, onde quem defende determinado influenciador digital discute com quem defende outro apenas por pensar diferente, e não se chega à conclusão positiva alguma disso, apenas inúmeras discussões. E isso faz com quem pessoas que não sabem sobre aquele assunto também tenham que tomar um lado. Não é a toa que se usa a palavra influenciador, pois ele acaba por moldar o que as pessoas pensam.

   Em 1985, Durkheim publica seu estudo chamado “As regras do método sociológico” que trabalha mais o Fato social, em sua obra ele demonstra que cada fato social existe independente daquilo que pensa ou faz o indivíduo, e atribui três características para definir os Fatos sociais, sendo eles coercitividade, exterioridade e generalidade. Porém pode-se alinhar a internet em cada um desses, como exemplo a coercitividade onde as pessoas são forçadas a alinharem-se o que a sociedade impõe a eles, e a rede social é isso hoje em dia, quem não tem é visto como estranho e nessa rede as pessoas são expostas a opiniões, as moldam e assim as pessoas vão mudando a forma de pensar.

   Nesse pensamento fica claro o quão influenciadora é a internet nos dias atuais, ela é todo o pensamento da sociedade disponível em alguns toques ou cliques, e nesse pensamento estão as mais diversas opiniões que irão de uma forma ou de outra moldar o que pensamos, escutamos e queremos. Por isso ter essa visão de transformação da sociedade é fundamental.  

Vitor de Souza Coelho - 1.º ano Direito/Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário