segunda-feira, 9 de março de 2020

As fake news analisadas pelo pensamento de Descartes e de Bacon


O séc. XXI, é o século que muitas inovações cientificas ocorreram. Portanto os avanços no campo da ciências nos proporcionaram a melhor qualidade de vida que a humanidade já possuiu. Apesar disso, no séc. XXI também se propagaram muitas notícias falsas disfarçadas como verdades, denominadas fake news.
Se nos limitarmos nosso pensamento à somente as fake news que supostamente informam tratamentos curativos para o coronavírus, podemos analisar analisar mais facilmente com os pensamentos que Descartes e Bacon tiveram em “O discurso do método” e “Novum organum”, respectivamente.
Ao analisar a partir do pensamento de Descarte, em sua obra citada, podemos ver que muitas dessas falsas notícias não possuem um comprometimento com a razão. Portanto essa notícias estão muito longe daquilo que ele denomina de verdade indubitável.
Já com Bacon essas informações não passaram pelo seu pensamento de eliminação, em que se deve eliminar as falsas hipótese buscando a verdadeira. Para Bacon essa notícias são os ídolos citados em sua obra que não passam de meros obstáculos do intelecto humano para o acesso à verdade e seriam facilmente descartadas pelo seu pensamento de eliminação. 
Podemos notar que tanto o pensamento de Descartes quanto o de Bacon são importantíssimos para a ciência moderna. Já que por sua vez eliminam os obstáculos e nos levam até o cerne das verdades. Assim podemos continuar nossa busca pela verdade incontestável e prosperar com novas descobertas cientificas. 


Gustavo Leal Andre  1° ano direito-matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário