segunda-feira, 10 de junho de 2019

Max Weber e a Sociedade.


Max Weber foi um dos primeiros pensadores a partir da perspectiva individual para, depois, explicar o macro. Diferentemente de Karl Marx, Weber acreditava que a estrutura econômica era importante, mas não poderia ser tomada como fator único para explicar todos os fenômenos sociais. Weber influenciado pela mudança nas universidades alemãs, com a perda de influencia de Hegel, propõe uma nova maneira de analisar os fenômenos sociológicos.
Não pretendendo mais transformar o mundo, prever o futuro, mas sim entender os fenômenos sociais e suas particularidades. Como vivia na Alemanha, recém unificada, Weber tinha intenção de entender o papel da Alemanha no mundo, e para isso busca estudar o indivíduo, na figura do agente e das intenções dos homens, e não o recém-criado estado alemão.
Para Weber as ações dos indivíduos são movidas por valores. A ação dos indivíduos se orienta de acordo com a expectativa e recepção que o outro tem da minha ação. Caso a ação seja bem recebida ela vai se fortificando e pode virar um hábito, como o exemplo do papel ter valor de troca (Em uma sociedade isolada, o dinheiro não tem valor). Caso a ação não seja bem recebida, ela perde força e se extingue. Nesse tecido social, de ação e recepção individual que se molda os valores coletivos, inclusive religiosos.
Assim, embora o livro mais conhecido de Weber seja a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, o principal livro da teoria de Weber é Economia e Sociedade, que teoriza o pensamento weberiano. Porém a Ética Protestante é o exemplo claro de toda a teoria, onde o individuo no início do capitalismo, ganha dinheiro e não gasta consigo, mas sim reinveste para ganhar mais dinheiro. É de uma conduta não típica da racionalidade humana, que nasce o capitalismo e não o capitalismo que faz com que os protestantes economizem, se privem de bens terrenos e invistam cada vez mais na produção. Assim primeiro vem os valores que possibilitam o florescimento do capitalismo, e também primeiro vem a conduta e depois o direito.
Um exemplo prático do pensamento weberiano é Cuba, na abertura econômica, muitas famílias cubanas compraram projetores e começaram a ganhar dinheiro fazendo cinemas particulares em suas casas. Assim que acumulavam dinheiro em vez de comprarem mais projetores e aumentarem a lucratividade preferiam ajudar os parentes e necessitados. Claro que o Capitalismo influenciará essas pessoas, mas há uma via da cultura cubana que modifica o capitalismo que está se instalando na ilha.
Outro exemplo que mostra que a conduta, ação individual precede o macro é o direito. A não ser que a lógica racional esteja ausente, ninguém vai legislar para algo que não existe, então é necessário uma conduta para depois vir a legislação, tanto é que a conduta vai alterando a legislação. Na cidade de São Paulo era entendido que as leis de trânsito e regulação do tráfico era matéria já resolvida, até que o surgimento do Uber fez com que a legislação tivesse que ser revista. O mesmo vale para os crimes da internet e até mesmo para o condomínio, que não é raro que tenha seu regulamento modificado a partir da ação de vários agentes para regular e modifica as condutas que não são bem recebidas naquele ambiente.

Ricardo da Silva Soares-Direito Noturno. 



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